Uma bactéria simbiótica naturalmente isolada, suprime a transmissão de flavivírus pelos mosquitos Aedes

Os flavivírus transmitidos por mosquitos, como os vírus da Dengue (DENV) e da Zika (ZIKV), causam várias infecções virais humanas potencialmente fatais. O aumento da transmissão e dos surtos de flavivírus tornaram-se grandes preocupações de saúde pública em todo o mundo. No entanto, ainda faltam profilaxias e terapêuticas seguras e eficazes.

Partículas virais são ingeridas por mosquitos durante a alimentação sanguínea de vertebrados selvagens, gado e humanos. Os vírus entram nas células epiteliais do intestino do mosquito e infectam os tecidos da hemocele, migrando posteriormente para as glândulas salivares, de onde são transmitidos a um ser humano ou outro vertebrado, durante a próxima refeição de sangue do mosquito. O intestino do mosquito regula assim a transmissão de vírus adquiridos numa refeição de sangue. Desta forma, a interação entre o intestino do mosquito e os vírus, é um alvo para estratégias de controle de flavivírus.

A rica microbiota do mosquito comensal desempenha papéis complexos na determinação da competência vetorial para vírus. Assim, a microbiota intestinal do mosquito é considerada uma determinante chave da infecção e transmissão do flavivírus. Devido às complexas histórias de vida dos seus hospedeiros, o ambiente mais amplo também desempenha um papel crucial, na formação da estrutura da comunidade microbiana dos mosquitos adultos.

As bactérias intestinais podem ser adquiridas por transmissão vertical das fêmeas do mosquito para a prole, e também podem ser adquiridas horizontalmente, durante a alimentação das larvas dos mosquitos aquáticos e dos estágios adultos voadores. Os mosquitos que emergem de diferentes habitats podem, portanto, abrigar diferentes composições de microbiota intestinal, dotando os seus insetos hospedeiros de características diferentes, incluindo competência vetorial.

Neste estudo, foram isoladas 55 bactérias cultiváveis do intestino de mosquitos Aedes albopictus capturados no campo, o principal vetor do vírus da dengue na província de Yunnan na China. A colonização intestinal por uma bactéria Rosenbergiella, chamada Rosenbergiella_YN46, permite que os mosquitos A. albopictus e Aedes aegypti, resistam à infecção por DENV e ZIKV. Além disso, Rosenbergiella_YN46 reside persistentemente nas entranhas dos mosquitos Aedes. Mecanisticamente, a Rosenbergiella_YN46 inibe a infecção por flavivírus do epitélio intestinal, secretando uma glicose desidrogenase (RyGDH). Durante a alimentação sanguínea, a RyGDH converte efetivamente a glicose em ácido glucônico, acidificando rapidamente o lúmen do intestino do mosquito (pH ≈ 6,0). Este ambiente ácido inativa os vírions dos flavivírus, e desativa a invasão viral nas células epiteliais intestinais.

Descobriu-se que a prevalência de Rosenbergiella_YN46 variou amplamente entre as populações de A. albopictus, de diferentes locais em Yunnan. Os mosquitos de Wenshan e Puer, que relataram poucos casos locais de dengue, eram mais propensos a ter Rosenbergiella_YN46 em seus intestinos, do que os de Xishuangbanna e Lincang, endêmicos de dengue. Sob condições de semicampo, a Rosenbergiella_YN46 exibiu transmissão transstadial eficaz em mosquitos de campo, o que bloqueou a transmissão de DENV2 por mosquitos adultos recém-emergidos. A bactéria Rosenbergiella foi amplamente distribuída no néctar floral de plantas polinizadas por insetos, e possivelmente, representou uma estratégia de baixo impacto para o controle do DENV.

A bactéria intestinal Rosenbergiella_YN46, associada ao néctar floral nos mosquitos A. albopictus do campo da província de Yunnan na China, protege os mosquitos da infecção por flavivírus, acidificando o lúmen intestinal do inseto. A Rosenbergiella_YN46 é altamente prevalente no intestino de mosquitos em locais com baixa incidência de dengue. Pode ser transmitida transestadialmente para A. albopictus em condições semelhantes às do campo, e bloqueia a aquisição de dengue por adultos, sugerindo que esta bactéria pode ser introduzida em populações de mosquitos em áreas endêmicas de dengue, para reduzir a transmissão do vírus. Este estudo mostra que o uso de mosquitos de campo colonizados por Rosenbergiella_YN46, pode oferecer uma estratégia de biocontrole viável para reduzir a transmissão e prevalência de flavivírus na natureza.

Referente ao artigo publicado em Science.